Conhecer o idioma do amor do seu parceiro pode fortalecer seu relacionamento.
Os cinco idiomas do amor descrevem cinco maneiras pelas quais as pessoas recebem e expressam amor em um relacionamento. São eles: palavras de afirmação, tempo de qualidade, toque físico, atos de serviço e receber presentes.
Conhecer o idioma do amor do seu parceiro e deixá-lo saber o seu é uma maneira de ajudar ambos a se sentirem amados e valorizados. O autor e pastor Gary Chapman descreve como usar esses idiomas do amor para mostrar ao seu parceiro que você se importa com ele de uma maneira que toque seu coração.
Os Cinco Idiomas do Amor O livro de Chapman, “As 5 Linguagens do Amor”, foi publicado pela primeira vez em 1992. Antes de escrever o livro, Chapman começou a notar padrões nos casais que ele estava aconselhando. Ele percebeu que os casais estavam mal interpretando as necessidades um do outro.
Isso o levou a desenvolver cinco idiomas do amor, ou maneiras pelas quais as pessoas em relacionamentos expressam amor. São eles:
- Palavras de afirmação
- Tempo de qualidade
- Toque físico
- Atos de serviço
- Receber presentes
Palavras de Afirmação
“Palavras de afirmação” envolvem expressar afeto através de palavras faladas, elogios ou apreciação. Quando essa é a linguagem do amor principal de alguém, essa pessoa gosta de ouvir palavras gentis e encorajadoras, citações edificantes, bilhetes de amor e mensagens de texto fofas. Você pode alegrar o dia dessa pessoa elogiando-a ou destacando o que ela faz bem.
Tempo de Qualidade
Alguém cuja linguagem do amor é o tempo de qualidade valoriza sua presença total quando estão juntos. Eles se sentem mais amados quando você lhes dá sua atenção indivisa e passam tempo juntos de maneiras significativas e interativas. Isso significa largar o celular, desligar o computador, fazer contato visual, interagir de maneira atenciosa e ouvir ativamente.
Pessoas com essa linguagem do amor buscam qualidade mais do que quantidade.
Toque Físico
Uma pessoa com toque físico como sua principal linguagem do amor sente amor através do afeto físico. Além do sexo, elas se sentem amadas quando o parceiro segura sua mão, toca seu braço ou lhes dá uma massagem no final do dia, por exemplo.
A ideia dessa pessoa de um encontro perfeito pode ser aconchegar-se no sofá assistindo a um filme, dançar juntos bem de pertinho, ou caminhar de mãos dadas. Elas se sentem mais amadas quando interagem fisicamente com seu parceiro.
Atos de Serviço
Atos de serviço são coisas gentis que você faz pelo seu parceiro que os fazem se sentir amados e valorizados, como:
- Ajudar com a louça
- Fazer compras
- Aspirar a casa
- Abastecer o carro
Se a principal linguagem do amor do seu parceiro são atos de serviço, eles notarão e apreciarão as pequenas coisas que você faz por eles. Eles também tendem a realizar atos de serviço e gentilezas para os outros.
Recebendo Presentes
Para alguém que se identifica com essa linguagem do amor, presentes simbolizam amor, cuidado e afeto. Essas pessoas valorizam não apenas o presente em si, mas também o tempo e o esforço que o doador do presente dedicou na escolha.
Pessoas que gostam de receber presentes como parte de sua linguagem do amor primária não esperam necessariamente presentes grandes ou caros; é mais o esforço e a consideração por trás do presente que contam.
Quando você dedica tempo para escolher um presente especialmente para eles, isso mostra que você é atencioso e realmente conhece e se importa com eles e suas preferências. Pessoas com essa linguagem do amor frequentemente se lembram de cada pequeno presente que receberam de seus entes queridos, pois isso tem um grande impacto sobre elas.
Existem Outras Linguagens do Amor?
De acordo com o framework de Chapman, as cinco linguagens do amor originais permanecem as mesmas, mas isso não significa que não existam outras maneiras de expressar e receber amor.
Esse é apenas um framework, e várias adições foram propostas ao longo dos anos. Por exemplo, ideias como experiências compartilhadas e segurança emocional. Quanto mais pensamos sobre nós mesmos e o que preenche nosso tanque relacional, mais maneiras temos de ajudar nosso parceiro a nos amar da maneira que mais desejamos.
Como Identificar Sua Linguagem do Amor
Em um relacionamento, você se sente mais amado quando seu parceiro:
- Diz “Eu te amo” ou elogia algo que você fez?
- Surpreende você com um presente significativo?
- Planeja uma viagem apenas para vocês dois?
- Faz as compras ou lava a roupa?
- Segura sua mão enquanto vocês caminham?
Responder a essas perguntas pode dar uma dica sobre qual pode ser a sua linguagem do amor. Você também pode tentar lembrar os tipos de coisas que você pede em um relacionamento ou considerar como você expressa amor ao seu parceiro.
A linguagem do amor do seu parceiro pode não ser a mesma que a sua. Quando casais têm linguagens do amor primárias diferentes, é provável que haja mal-entendidos. No entanto, se seu parceiro aprender a falar sua linguagem do amor (e você a deles), é provável que se sintam amados, valorizados e, em última análise, mais felizes no relacionamento.
Como as Linguagens do Amor Beneficiam os Relacionamentos
Todos nós expressamos e recebemos amor de maneiras diferentes. Aprender e entender essas diferenças pode ter um impacto significativo em seu relacionamento. Segundo Chapman, essa é uma das maneiras mais simples de melhorar seus relacionamentos. Aqui estão algumas outras maneiras pelas quais aprender suas respectivas linguagens do amor pode ser benéfico.
As Linguagens do Amor Promovem Altruísmo
Quando você está comprometido em aprender a linguagem do amor de outra pessoa, você está focado nas necessidades dela em vez das suas. Esta é a premissa central da teoria de Chapman. Os casais devem fazer um esforço para aprender e responder à linguagem do amor do parceiro, em vez de tentar convencer o parceiro a mudar para a sua própria. Idealmente, ambas as pessoas vão querer expressar e compartilhar amor de uma maneira que seja significativa para a outra.
O objetivo inteiro de explorar suas linguagens do amor juntos é aprender a amar seu parceiro de uma maneira que seja significativa para eles.
As Linguagens do Amor Criam Empatia
À medida que você aprende mais sobre como seu parceiro experiencia o amor, você aprende a ter empatia por ele. Isso ajuda você a sair de si mesmo por um momento e olhar para o que faz outra pessoa se sentir significativa e amada.
Quando os casais estão comprometidos em aprender e usar as linguagens do amor, eles aumentam sua inteligência emocional e aprendem a colocar as necessidades de outra pessoa acima das suas próprias. Em vez de falar sua própria linguagem do amor para o parceiro, eles aprendem a falar em uma linguagem que o parceiro entenda.
As Linguagens do Amor Mantêm a Intimidade
Falar regularmente sobre o que mantém seus tanques de amor cheios pode construir mais entendimento e, finalmente, intimidade em seu relacionamento. Você não só aprenderá mais um sobre o outro, mas também se conectará de maneiras mais significativas e significativas. Quando isso acontece, a intimidade no relacionamento se aprofunda.
Uma revisão de 2016 publicada no Global Journal of Health Science concluiu que a melhoria das habilidades de comunicação pode ajudar a intimidade em um casamento.
As Linguagens do Amor Auxiliam no Crescimento Pessoal
Focar em algo ou alguém fora de si mesmo pode levar ao crescimento pessoal. Amar seu parceiro de maneiras que estão fora da sua zona de conforto pode inspirar e motivar você a crescer e mudar, e a olhar para maneiras de pensar e ser além de si mesmo.
As Linguagens do Amor Ajudam Você a Compartilhar Amor de Maneiras Significativas
Quando os casais começam a falar a linguagem do amor um do outro, as coisas que fazem um pelo outro se tornam mais intencionais e significativas. Eles estão dizendo “Eu te amo” de maneiras que fazem sentido para seus parceiros, que então recebem esse amor e se sentem mais notados, contentes e apreciados.
Linguagens do Amor no Dia a Dia
De acordo com Chapman, as linguagens do amor também se aplicam a relacionamentos entre pais e filhos, entre colegas de trabalho e entre amigos. Por exemplo, se a linguagem do amor primária de seu filho são palavras de afirmação, ele gostaria de ouvir elogios verbais ou “Eu te amo.” É altamente individual: um colega de trabalho pode se sentir mais valorizado se você usar uma linguagem do amor em vez de outra.
Sua linguagem do amor também pode mudar ocasionalmente. Por exemplo, se você teve um dia ruim no trabalho, pode preferir um abraço do seu parceiro em vez de uma palavra de incentivo.
A chave é comunicar regularmente e perguntar o que seu parceiro precisa para se sentir valorizado, ouvido, apreciado e amado. Depois de fazer o check-in, você pode pegar as informações aprendidas e colocá-las em prática.
Críticas à Teoria das Linguagens do Amor
Embora aprender as linguagens do amor ajude muitas pessoas a se comunicarem melhor com seus parceiros, existem limitações na teoria e na forma como as pessoas a aplicam em seus relacionamentos.
Muitas Pessoas Fazem Uso Incorreto das Linguagens
Algumas pessoas se tornam um pouco competitivas ao usar as linguagens do amor, o que pode realmente estressar um relacionamento. Por exemplo, você pode começar a acompanhar todas as vezes que usou a linguagem do amor do seu parceiro e comparar com quantas vezes seu parceiro usou a sua.
As linguagens do amor são destinadas a oferecer mais consciência e opções quando se trata de dar e receber intimidade, e não devem ser usadas para controle, punição ou manipulação.
As linguagens do amor podem ser uma maneira de abrir comunicação e compaixão, mas você não deve usá-las como jogos ou armas contra seu parceiro. Algumas pessoas continuam a usar sua própria linguagem (em vez da de seu parceiro) para mostrar que se importam — e isso é OK.
Você pode estar em um relacionamento com alguém que não compartilha sua linguagem do amor. Tente ser compreensivo e aberto. Você pode reconhecer e apreciar as ações do seu parceiro, mesmo que elas não correspondam perfeitamente à sua própria linguagem.
Elas Não Resolvem Outros Problemas de Relacionamento
As cinco linguagens do amor não resolverão todos os seus problemas de relacionamento; elas são apenas uma ferramenta entre muitas que você pode usar para melhorar a comunicação com seu parceiro.
Pesquisas mostram que casais que usam as linguagens do amor de cada um se sentem mais felizes dentro de seus relacionamentos quando também usam ferramentas de autorregulação para lidar com suas próprias emoções. Enquanto as linguagens do amor eram uma ferramenta, a responsabilidade dos casais por suas emoções e mudanças comportamentais contribuiu mais para sua felicidade geral.
Elas Podem Levar à Pressão sobre os Parceiros
Muitas pessoas falam sobre linguagens do amor no contexto de relacionamentos comprometidos ou casamento. Lembre-se de que aprender e entender sua própria linguagem do amor é uma ferramenta importante para você praticar o amor-próprio.
Você quer evitar colocar muita pressão sobre seu parceiro para expressar consistentemente sua linguagem do amor para você.
Um estudo descobriu que o maior obstáculo para casais que estavam usando as linguagens do amor um do outro era que o destinatário muitas vezes não reconhecia que seu parceiro estava tentando usar sua linguagem do amor.
É importante que o doador comunique e que o destinatário reconheça e mostre apreciação pelos esforços de seu parceiro, mesmo que eles não atendam exatamente às expectativas. Esse feedback positivo permitirá que a aprendizagem aconteça e que as mudanças continuem, em vez de vergonha que leva ao fechamento.
Elas Perpetuam a Heteronormatividade
O modelo original de Chapman foca em casais heterossexuais, embora a teoria possa ser aplicada a qualquer parceria, independentemente de sua orientação sexual. Se você está lendo “As 5 Linguagens do Amor” e não está em um relacionamento heterossexual ou não é heteronormativo, pode ser frustrante ser excluído do texto.
O que é heteronormatividade?
Heteronormatividade é a suposição de que todas as pessoas são heterossexuais e que relacionamentos românticos e sexuais ocorrem sempre entre um homem e uma mulher. Assume que a heterossexualidade é a orientação sexual padrão e que é a única maneira normal ou natural de expressar sexualidade e atração.
Mantenha em Mente
Uma vez que você e seu parceiro conhecem a linguagem do amor um do outro, ambos podem se beneficiar. Falar a linguagem do amor do seu parceiro pode exigir um pouco de esforço e intenção, especialmente se for diferente da sua. Lembre-se, relacionamentos saudáveis não nascem; eles são desenvolvidos através de atenção e esforço.
A boa notícia é que você pode aprimorar seu relacionamento aprendendo as linguagens do amor do seu parceiro e colocando-as em prática. E, se ambos estiverem comprometidos em amar um ao outro das maneiras que falam a ambos, vocês se encontrarão não apenas mais apaixonados, mas também em um relacionamento mais significativo e gratificante.
Laura Fontes, fundadora do Tranquilo e Calmo, é apaixonada por bem-estar e técnicas de relaxamento. Através de sua conexão com a natureza e amor pelo chá, Laura busca inspirar serenidade e equilíbrio em seu cotidiano agitado.