“A terapia de yoga é um tipo de terapia que foca na integração da mente e do corpo para melhorar a saúde mental”, diz Sabrina Romanoff, PsyD, professora e psicóloga clínica na cidade de Nova York. Esta forma de terapia baseia-se em princípios e práticas yogues, como posturas físicas de yoga, meditação, técnicas de respiração e exercícios de relaxamento, para melhorar o bem-estar mental e físico.
“Diferente do que as pessoas tendem a imaginar, a terapia de yoga não se parece com uma aula típica de yoga. Em vez disso, a terapia de yoga geralmente é conduzida de forma individual com um terapeuta”.
diz Romanoff.
Tipos de Terapia de Yoga
Enquanto a terapia de yoga é geralmente realizada de forma individual, um subtipo da terapia de yoga inclui um elemento de grupo, onde várias pessoas trabalham juntas com um terapeuta em um pequeno grupo e o poder do grupo faz parte do processo de cura, diz Romanoff.
Técnicas
De acordo com Romanoff, a terapia de yoga pode envolver várias técnicas, tais como:
- Posturas de yoga
- Exercícios de respiração
- Meditação
- Imaginação guiada
- Exercícios de relaxamento
O plano de tratamento e as técnicas utilizadas na terapia de yoga podem variar de acordo com a sua idade, capacidade física e necessidades únicas, diz Romanoff. Além disso, ela explica que todos os exercícios e posturas empregados na terapia de yoga são projetados para maximizar a sincronicidade do funcionamento da mente e do corpo.
Por exemplo, o terapeuta explicará a importância e o valor que cada exercício e postura de yoga podem ter na redução da sua preocupação, criando assim uma ponte entre a prática e seu arcabouço cognitivo. Portanto, para uma pessoa que está experimentando ansiedade, por exemplo, o terapeuta irá guiá-la através de posturas como a pose da criança e a pose da árvore, e explicar como as posturas ajudam a aliviar a ansiedade.
Os exercícios para casa são um elemento importante da terapia de yoga para que as práticas possam ser incorporadas na vida diária da pessoa em vez de serem exercícios isolados em sessões de terapia semanais, diz Romanoff.
Formas mais tradicionais de terapia de yoga também podem envolver outras técnicas, como cânticos, orações, estudo textual, rituais, imagens e aconselhamento espiritual.
Para o que a Terapia de Yoga Pode Ajudar
A terapia de yoga pode ser útil no tratamento de condições de saúde mental, tais como:
- Dependência de álcool
- Transtornos de ansiedade e pânico
- Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
- Autismo
- Transtorno bipolar
- Depressão Transtornos alimentares
- Insônia
- Fobias Transtorno de estresse pós-traumático
- Esquizofrenia
- Estresse
- Abuso de substâncias
Além disso, a terapia de yoga pode ser particularmente eficaz no tratamento de condições centradas no corpo, causadas por dor crônica, estresse ou trauma armazenado no corpo e que se manifesta através de sintomas relacionados à ansiedade ou depressão, diz Romanoff.
Benefícios da Terapia de Yoga
Estes são alguns dos benefícios da terapia de yoga:
- Foco integrado mente-corpo: Os exercícios e posturas da terapia de yoga focam na mente e no corpo simultaneamente, desenvolvendo tanto a consciência mental quanto física. Isso ajuda na integração mente-corpo e melhora a atenção plena.
- Benefícios para a saúde física: Além de ajudar nas condições de saúde mental, a terapia de yoga também pode melhorar a aptidão física e aumentar a força, equilíbrio e flexibilidade. Também pode ajudar em condições de saúde física como dor, pressão sanguínea, doenças cardíacas, diabetes, obesidade e artrite.
- Menos efeitos colaterais: Medicamentos para tratar condições de saúde mental podem ter efeitos colaterais como ganho de peso e outras complicações metabólicas que podem levar a um aumento do risco de doenças cardíacas. Em contraste, a terapia de yoga tem menos efeitos colaterais.
- Forma alternativa de terapia: Um grande benefício da terapia de yoga é que ela atrai aqueles que podem não estar prontos para a terapia tradicional de conversa ou aqueles que podem encontrar resultados mais significativos através do foco integrativo mente-corpo, diz Romanoff.
Eficácia
“A terapia de yoga não possui tanto evidência empírica de sua eficácia devido a ensaios clínicos randomizados limitados em comparação com formas de terapia mais estabelecidas”, diz Romanoff. No entanto, há um crescente corpo de pesquisa demonstrando que a terapia de yoga pode oferecer benefícios.
Por exemplo, um estudo de 2021 descobriu que o yoga pode ajudar a tratar condições como ansiedade, depressão, transtorno bipolar, transtorno de estresse pós-traumático, dependência de álcool e esquizofrenia. Um estudo de 2011 constatou que o yoga poderia ser uma forma complementar de terapia para doenças de saúde mental, com menos efeitos colaterais do que a medicação.
Coisas a Considerar
“Uma consideração importante é encontrar um terapeuta que tenha treinamento e credenciais adequados. Você gostaria de garantir que seu terapeuta seja um terapeuta de yoga certificado ou tenha treinamento comparável em um programa de treinamento respeitável”, diz Romanoff.
Porque a terapia de yoga é relativamente nova, há alguma variabilidade no treinamento, explica Romanoff. Por exemplo, ela diz que os terapeutas de yoga muitas vezes começam como psicoterapeutas, psicólogos, fisioterapeutas ou instrutores de yoga e complementam seu trabalho integrando outros elementos em sua prática.
Romanoff recomenda certificar-se de estar trabalhando com alguém em quem você confia e pode formar uma forte aliança terapêutica, cujo trabalho você acredita.
Como Começar
Se você gostaria de explorar a terapia de yoga, pode procurar um terapeuta de yoga certificado perto de você, ou pedir recomendações a amigos, familiares ou seu provedor de saúde.
Segundo Romanoff, a terapia de yoga é tipicamente usada como uma terapia complementar, além de outras formas de terapia. Portanto, se você está atualmente em terapia, pode valer a pena consultar seu terapeuta sobre se a terapia de yoga pode ser útil para você e discutir como ela funcionaria em paralelo com sua forma atual de terapia. É importante notar que você pode participar da terapia de yoga independentemente da sua idade, flexibilidade ou força. As sessões podem ser simples ou avançadas, dependendo de suas habilidades e necessidades.
Laura Fontes, fundadora do Tranquilo e Calmo, é apaixonada por bem-estar e técnicas de relaxamento. Através de sua conexão com a natureza e amor pelo chá, Laura busca inspirar serenidade e equilíbrio em seu cotidiano agitado.