Ideias de Tatuagens para Ansiedade: Arte Corporal com Significado

Confira estas sugestões de tatuagens relacionadas à saúde mental e ansiedade para a próxima vez que você decidir se tatuar.

As tatuagens de ansiedade estão se tornando cada vez mais comuns, servindo como lembretes diários de ancoragem e iniciando conversas que podem ajudar a aumentar a conscientização sobre questões de saúde mental.

“Durante 2020 e 2021, observamos um aumento no número de consultas por designs relacionados à saúde mental em comparação com 2019”, diz Milena Petrovic, co-fundadora da Tattoo Stylist. “Os temas variavam desde símbolos que abordam depressão, ansiedade, vício ou autolesão.”

Uma opção comum é a tatuagem de ponto e vírgula (uma ideia que surgiu do Project Semicolon, uma organização sem fins lucrativos dedicada à doença mental), afirma Petrovic. No entanto, as tatuagens de ansiedade podem ter muitas formas e tamanhos, com variações de imagens e símbolos que refletem a experiência individual, servindo como um lembrete profundamente pessoal de viver com ansiedade. “Os designs geralmente estão associados à força pessoal, empoderamento próprio e motivação para continuar quando [é tentador] desistir”, diz Nic El, proprietário e tatuador no Gorilla Tattoo Paphos.

Frases populares também incluem “respire” ou “esteja aqui agora”, além de pequenas ilustrações tatuadas como lembretes de que os dias difíceis passarão, diz Petrovic, que acrescenta que seu estúdio observou um aumento nos designs de âncoras ou raízes (um símbolo para manter a pessoa aterrada) e padrões geométricos (para encorajar clareza quando os pensamentos parecem avassaladores). Algumas palavras ou imagens são únicas na jornada de alguém com ansiedade.

A seguir, estão 14 ideias de tatuagens de ansiedade com explicações sobre o que essas ilustrações representam além da superfície.

Ideias de Tatuagens para Ansiedade

Reticências

“Eu luto contra a ansiedade desde os 17 anos”, diz Claire Miller, que escolheu uma tatuagem de reticências. “Em histórias, as reticências indicam ao leitor para desacelerar e que há mais por vir, que é exatamente o que eu preciso quando estou ansiosa. Não importa o quão difícil seja o momento, posso pausar e lembrar que esses sentimentos não definem minha história e que há mais por vir à medida que eu avanço.”

Constelação

“Eu tenho a constelação do Grande Urso no meu pulso para me lembrar de que o mundo é maior do que eu quando me sinto ansiosa”, diz Julia Joy Sweeney, retratada acima. “A tatuagem também é uma homenagem a Nantucket, onde cresci. Era tradição sentarmos em nosso deck na maioria das noites para procurar o Grande Urso e estrelas cadentes. São algumas das minhas memórias mais felizes, então eu queria um lembrete diário disso.”

Borboleta

Para alguns, tatuagens de borboleta podem simbolizar nada mais do que um design bonito, mas Arvie Narido associa as tatuagens com saúde mental. “Embora não tenha sido minha primeira tatuagem, fiz [essa tatuagem] no auge da minha ansiedade em 2017”, diz Narido. “A tatuagem simboliza minha sede por liberdade e transformação. Por três anos, estive em um relacionamento errado. Eu queria muito sair, mas não podia naquela época. Esta tatuagem me ajudou a lembrar que, apesar de toda a vergonha, dor e fragilidade, eu ainda sou bonita e há esperança para mim. Ao mesmo tempo, me fez acreditar que há redenção e transformação no final do caminho.”

Ursos Polares

Petrovic criou este design para um cliente que queria referenciar suas lutas contra a doença mental. “Este design representa dois ursos polares em seus estados de espírito opostos, mas complementares”, ela diz. “Um dos ursos está acordado, feliz, alerta e pronto para ação. O outro está sonolento, triste e deprimido. Eles também não interagem e não se olham. O que está pronto para a ação está olhando diretamente para você. O outro tem os olhos fechados.”

Caminhar pela Fé

Autumn Grant fez essa tatuagem para combinar com as outras funcionárias da Beneath the Skin, uma organização sem fins lucrativos de saúde mental. “Pessoalmente, eu luto contra a ansiedade e preciso de um lembrete de que nunca estou sozinha”, diz ela. “A missão da nossa organização é ajudar mulheres milenares e da Geração Z a encontrar esperança e conexão. Todas nós fizemos as palavras ‘caminhar pela fé’ para nos lembrar do incrível trabalho que estamos fazendo e saber que nunca estamos sozinhas em qualquer estação da vida. A vida pode ser assustadora, e às vezes você precisa tomar um passo de cada vez. Temos fé em nós mesmas, em nossa comunidade e em nosso programa para superar a ansiedade e outros problemas de saúde mental.”

Leoa

A tatuadora de Maryland, Ashley Paige, criou esta tatuagem inspirada pela natureza destemida e protetora da leoa. “Minha cliente era uma mulher negra e mãe recente que estava experienciando uma ansiedade significativa devido ao estado do país, mas especialmente nos últimos anos”, diz ela. “Ela tem duas filhas que adora, e passamos a maior parte de sua sessão falando sobre elas e a vida que ela quer para elas. Ela precisava de uma sensação de paz sobre a segurança de suas meninas e sua capacidade de protegê-las. Decidimos por uma leoa destemida com seus filhotes se apoiando mutuamente como um lembrete gentil de que, mesmo quando seu tempo passar, suas meninas terão uma à outra como apoio. O mundo é tão imprevisível e causador de ansiedade, mas às vezes uma imagem que vale mil palavras pode ser surpreendentemente estabilizadora e uma nova tatuagem pode trazer paz.”

Flechas

Ao considerar ideias de tatuagens para ansiedade, Madison Tong optou por este design simples. Ele serve como um lembrete para continuar avançando mesmo quando a ansiedade ataca, diz Tong. “A ansiedade sempre foi uma luta para mim e ter essas flechas tatuadas me lembra de continuar indo e que posso superar este momento difícil. Esta tatuagem me ajuda a superar minha ansiedade e a enfrentá-la com força.”

Símbolo da Associação Nacional de Distúrbios Alimentares

“Tenho uma tatuagem de ansiedade que fiz para comemorar minha jornada de recuperação de um transtorno alimentar”, diz Amanda Feldman Jay, retratada acima. “Enquanto lutava contra um transtorno alimentar na faculdade, bem como durante a recuperação dolorosa, prometi a mim mesma que faria uma tatuagem uma vez recuperada como símbolo da minha força e estou orgulhosa de tê-la feito há quase exatamente oito anos. Ainda lido com a ansiedade quase todos os dias da minha vida, mas minha tatuagem serve como um lembrete diário do que superei e do que sou capaz. É um pequeno símbolo no meu pulso esquerdo e é o símbolo oficial da Associação Nacional de Distúrbios Alimentares (NEDA). É reconhecível como um coração estilizado, que também pode ser interpretado como o contorno de um corpo feminino. Muitas pessoas também o associam como uma combinação de duas linhas que representam força e recuperação.”

Mandala Bissectada

“A ansiedade vem em várias formas e intensidades: pode ser crônica, resultado de um grande incidente ou um acúmulo de eventos ‘menos significativos'”, diz Nic El, proprietário e tatuador na Gorilla Tattoo Paphos. “Quando a ansiedade me atinge por qualquer motivo, faço uma tatuagem.” Ele vê as tatuagens como lembretes para limpar sua mente e bloquear pensamentos negativos. “Essas tatuagens são pontos de verificação na minha vida, eles me ajudam a nunca esquecer o que passei e me motivam a continuar”, diz ele. “Tatuagens espirituais — mandala, hamsa, chakra, árvore da vida, Buda, lótus, etc — são comuns para combater a ansiedade. Elas simbolizam a superação de lutas, proteção, autocuidado, renascimento, o ciclo da vida, bondade, força, novos desafios e novos começos.”

Unalome

Grichell Pelizzari, L.M.F.T., uma terapeuta na Thriveworks em Pflugerville, Texas, vê as tatuagens como um meio de canalizar suas emoções e clarear sua mente. “Sessões de terapia de dor se tornaram um excelente escape para mim durante períodos de alto estresse”, diz ela. “É fácil deixar a ansiedade nublar a mente com medo e dúvida.” Unalome, o símbolo do budismo que ela escolheu, representa o caminho para a iluminação, observa ela. “À medida que você avança pelo caminho da vida, as voltas e reviravoltas e altos e baixos no padrão significam as lutas da vida”, diz Pelizzari. “Essa tatuagem me lembra que cada um dos meus testes e tribulações na vida é destinado a me ensinar uma lição. Devo aprender com todos os altos e baixos para alcançar a iluminação. Tive muitas reviravoltas, das quais escolhi crescer para me tornar uma pessoa melhor.”

Mandala Colorida

Paige criou esta tatuagem de ansiedade para uma cliente que lidava com questões sobre seu corpo há anos. “Esta cliente vivenciou uma vida de autoconsciência e ansiedade alimentada pelas visões da sociedade sobre seu peso”, diz ela. “Ela passou anos sem usar shorts ou sentir-se confiante o suficiente para mostrar as pernas. Ela achava que era ‘muito escura e muito gorda’ para se sentir sexy sobre a parte inferior do seu corpo. Eu também sou uma mulher de pele escura que já foi obesa, embora tenha trabalhado durante anos para perder mais de 100 libras. Lembro-me de ter sido feita para me sentir menos bela por causa do meu corpo. Tive a honra de fornecer à minha cliente uma bela peça colorida que a fez posar no espelho e planejar um guarda-roupa completamente novo antes de sair do estúdio. Ela saiu com uma confiança renovada e menos ansiedade em relação ao seu corpo, e isso encheu meu coração.”

Sigilos

Kari Martin optou por um trio de sigilos, que são símbolos usados em magia. “[Eu escolhi] um conjunto de sigilos na parte de trás da minha perna”, diz Martin. “O sigilo superior significa ‘Eu sou protegido’, o da esquerda inferior significa ‘Eu sou poderoso’, e o da direita inferior significa ‘meu medo e ansiedade não vão me controlar ou definir’.”

Mandala no Ombro

closeup de ombro com tatuagem de mandala Bri Hamlet, proprietária e fundadora da JustBriFree Yoga, escolheu uma mandala, vendo o símbolo como mais do que apenas um belo design. “As mandalas são símbolos sagrados que são muito visíveis no Budismo e Hinduísmo”, diz ela. “Observar a natureza geométrica repetitiva das mandalas é incrivelmente calmante e meditativa. Também é familiar, já que minha família materna é budista. Ter uma em meu corpo é ter um lembrete constante de que eu também sou sagrada e única — uma afirmação maravilhosa para alguém com ansiedade.”

Borboleta Ponto e Vírgula

“Esta tatuagem simboliza tentativas de suicídio, crescimento e saúde mental infantil”, diz Grichell Pelizzari, orgulhosa proprietária da tatuagem de ansiedade. “O ponto e vírgula significa que sua história não acabou. A borboleta mostra que você pode renascer em algo belo e único. As cores verde e branco são pela saúde mental infantil. Eu trabalho com muitas crianças e adolescentes que lutaram contra pensamentos e tentativas de suicídio. Eu também lutei com esses pensamentos ao longo da minha vida. Eu fiz a tatuagem com dois clínicos depois de uma semana difícil. Queríamos algo para mostrar aos nossos jovens que eles não estão sozinhos, e mesmo que nós, como adultos e provedores de saúde mental, pareçamos ter tudo sob controle, também lutamos. A tatuagem é pequena e diz, eu te vejo, eu escuto, mas continue.”

Símbolo Om com Lótus

Pelizzari também tem este design apresentando um símbolo om e lótus, ambos símbolos importantes em várias religiões orientais. “O Om representa a união da mente, corpo e espírito, e o Lótus simboliza pureza, iluminação, autorenovação e renascimento”, observa Pelizzari. “Mesmo quando suas raízes estão nas águas mais sujas, o Lótus produz a flor mais bonita. A tatuagem representa como floresci, não importa quanto tenha lutado. Eu não poderia ter me tornado quem sou hoje sem as lutas.”

Rato Gafanhoto

Em vez de uma das ideias mais convencionais de tatuagem para ansiedade, Heath Fradkoff escolheu um rato gafanhoto. “O Rato Gafanhoto vive em alguns dos climas desérticos mais áridos”, ele diz. “Ele sai para se alimentar à noite e você não pensaria muito nele se visse um. No entanto, esta pequena criatura evoluiu para caçar escorpiões e outras presas perigosas, às vezes duas vezes seu tamanho. Ele desenvolveu a capacidade de levar várias picadas que matariam animais maiores (possivelmente humanos) e não apenas continuar lutando, mas realmente transformar essas toxinas em uma espécie de ‘bebida energética’ em sua corrente sanguínea. Ah, e quando termina, ele realmente uiva para a noite para reivindicar seu território. Para mim, essa imagem é especialmente aspiracional e simbólica. É um lembrete para ser discreto, até mesmo subestimado às vezes. Mas quando a situação exige, seja destemido. Saia das sombras, aceite suas picadas que matariam animais maiores (possivelmente humanos) e não apenas continuar lutando, mas realmente transformar essas toxinas em uma espécie de ‘bebida energética’ em sua corrente sanguínea. Ah, e quando termina, ele realmente uiva para a noite para reivindicar seu território. Para mim, essa imagem é especialmente aspiracional e simbólica. É um lembrete para ser discreto, até mesmo subestimado às vezes. Mas quando a situação exige, seja destemido. Saia das sombras, aceite suas picadas sem sequer piscar e arranque o rabo do maldito escorpião.”

Continue Dançando

“Eu fiz ‘Continue Dançando’ nas minhas costelas”, diz Dan Lindley sobre esta tatuagem de ansiedade. “É o conselho do meu terapeuta para lidar com a ansiedade. Reconhecer que ela está lá, mas não fazê-la minha parceira de dança, por assim dizer. Continue se movendo com seus compromissos atuais; ela passará por si só. Dar toda a sua atenção à ansiedade não faz nenhum bem.”

Deixe um comentário